Atualmente o mundo produz mais objetos de plástico do que nunca, concretamente 500 milhões de toneladas de acordo com o Greenpeace. Muitos desses objetos são plástico de uso único, como garrafas, sacolas, pratos, etc. Tais resíduos, ao serem descartados, podem terminar em um aterro ou, eventualmente, serem reciclados. O problema é que os dados sobre reciclagem, segundo indica esta ONG, não são muito animadores: de todo o plástico produzido em âmbito mundial até hoje, apenas 9% foi reciclado, contra 12% que foi incinerado e 79% que terminou em aterros ou diretamente no meio ambiente.
Nos últimos 30 anos, mais de 1,1 milhão de tartarugas foram mortas ou traficadas. Só na última década foram aproximadamente 44 mil por ano, em 65 países ou territórios. Cerca de 44 das 58 maiores comunidades de tartarugas marinhas do mundo foram atingidas. Entre as espécies mais exploradas estão as tartarugas-verdes (56%), e tartarugas-de-pente (39%). Entretanto, apesar dos números alarmantes, a pesquisa também verificou um declínio de 28% na exploração ilegal desses animais na última década, contrariando as expectativas dos cientistas.
A pesca intensiva pôs 14% dos tubarões de profundidade e de raias em risco de extinção. Muitas espécies de tubarões que vivem em profundidade e raias estão em risco de extinção por causa da pesca, de acordo com um novo estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science. O trabalho, que analisou a evolução da vulnerabilidade à extinção de 521 espécies destes vertebrados marinhos, mostra que 14% estão em riscos de extinção.
Organizado pela Região Madeira da Ordem dos Engenheiros e aberta à sociedade em geral, o MadIT 2024 teve como convidados Elvira Fortunato, Hélder Sousa, Joana Mendonça, Jorge Buescu, Vanessa Cesário e Teresa Gonçalves Lobo. Um painel inspirador de “contadores dehistórias” que partilharam histórias de vida e inovação, conhecimento e criatividade, nas áreas da ciência, da engenharia, da tecnologia, da cultura e das artes.
O programa EDUCAMEDIA Assenta na vertente "Educação para os media” e apresenta-se como veículo de promoção da inclusão social e exercício da cidadania, procura melhorar a qualidade do ensino nas escolas e a qualidade de vida das comunidades nas quais se insere. Com a oficina pretendeu-se promover o Madeira Curtas, através de momentos teóricos e práticos, os alunos desenvolveram uma pequena curtametragem com duração de 2 minutos.
No dia 20 de maio, pelas 10h00, na Sala de Sessões da nossa escola, o Professor Doutor Bruno Soares Gonçalves proferiu uma palestra subordinada ao tema "Energia Nuclear na era das alterações climáticas". Esta palestra enquadra-se no tema Desenvolvimento Sustentável da Cidadania e Desenvolvimento que os alunos do 12. º ano estão a trabalhar durante este período.
No fim do mês de maio, na Sala de Sessões da nossa escola, realizou-se uma conferência sobre os cursos disponíveis na Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira. A Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia é uma unidade orgânica da Universidade da Madeira, que desenvolve atividades de ensino e de investigação nas áreas científicas de Engenharia Civil e Geologia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática e Design de Media Interativos, Física, Matemática e Química.
Aluna do 12º07
Aluna do 12º07
Somos duas alunas da turma 12º07 da ESFF e realizámos este trabalho no âmbito da disciplina de AIB com o tema de Cidadania e Desenvolvimento sobre Sustentabilidade.