É estimado que existam 128 milhões de fragmentos destas dimensões. São, na sua maioria, resultantes de colisões ou deterioração dos objetos espaciais.
Atualmente, são aproximadamente 900 mil objetos cujo tamanho varia entre uma bola de berlinde e uma bola de ténis. Muitos destes objetos são ferramentas, câmaras, cabos e células fotovoltaicas.
Apesar de existirem cerca de 34 mil fragmentos destas dimensões, apenas 26 mil são monitorizados. São naturalmente aqueles que representam um risco maior para os satélites e foguetões que navegam na orbita da Terra. Estes podem ir desde uma ferramenta de maior porte até um satélite inativo.
No passado dia 30 de outubro de 2023, os alunos das turmas 10º27 e 12º07 fizeram uma visita de estudo à Praia Formosa. Esta atividade consistiu numa limpeza de praia com sensibilização para a temática do lixo marinho, suas origens, impactes para a vida na Terra e reflexão sobre o papel de cada um de nós. A monitorização da atividade compreendeu recolha, identificação/triagem e pesagem do lixo encontrado na praia.A Drª Sara Ferreira do Museu de História Natural do Funchal orientou a atividade dinamizada.
A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros (RMOE), visando uma maior intervenção na sociedade e contribuindo ativamente para a construção de uma “Comunidade do conhecimento e da inovação”, organiza anualmente uma conferência denominada Madeira Innovation Talks, relacionada com inovação, conhecimento, criatividade, arte e cultura, entre outras áreas, não dirigida especificamente para engenheiros.
O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's assenta sobre um dos dois únicos estúdios de fotografia oitocentistas existentes em Portugal. Adquirido originalmente em 1865 por Vicente Gomes da Silva (1827-1906), possui entre o seu acervo, cenários, máquinas fotográficas, mobiliário especializado, molduras com fotografias originais, livros sobre técnicas fotográficas e um valioso arquivo fotográfico, que se estima contar entre 3 a 4 milhões de espécimes, que remontam até a década de cinquenta do século XIX, para além de ter um núcleo relativo ao cinema.
No dia 14 de maio, pelas 10h00, na Sala de Sessões da nossa escola, o Professor Doutor Bruno Soares Gonçalves proferiu uma palestra subordinada ao tema "Energia Nuclear na era das alterações climáticas". Esta palestra enquadra-se no tema Desenvolvimento Sustentável da Cidadania e Desenvolvimento que os alunos do 12.º ano estão a trabalhar durante este período.
No dia 23 de maio, pelas 13h30, na Sala de Sessões da nossa escola, a Professora Cristina Faia, Embaixadora Regional do SeguraNet, proferiu uma conferência subordinada ao tema "Segurança Digital: Manual de Sobrivência". A segurança digital é essencial na era da informação, onde a proteção de dados e a privacidade são fundamentais.
Futuro varredor de lixo espacial
Futuro primeiro astronauta a ir ao sol